15 jan 19
Ministro chama Acordo de Paris de “imposição”
Em uma longa entrevista exclusiva com o jornal Folha de S. Paulo, Ricardo Salles, recém-empossado como ministro do Meio Ambiente, detalhou a posição governamental em relação às convenções internacionais e aos acordos climáticos. “Não podemos deixar que os princípios sejam usados para dentro do ordenamento jurídico brasileiro para que se criem normas desconectadas da realidade ou excessivamente rigorosas, que interfiram no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil sob o pretexto do Acordo de Paris”, disse.
Quando lembrado pelo entrevistador que os objetivos do acordo são individualmente definidos por cada país signatário e, portanto, não podem ser encarados como “imposições”, ele respondeu: “A imposição vem também por um questão de opinião pública. Quando a gente começa a sofrer essas pressões todas de tudo quanto é organismo, entidade, ONG, isso é uma imposição. (…) O que eu penso, e acredito que nesse aspecto falo também pelo presidente, é que as nossas posições serão tomadas de acordo com nossos interesses. O que entendermos que for bom para o Brasil, faremos. Aquilo que não estiver alinhado com o que a gente quer, por qualquer razão que seja, nós não faremos. Ah, mas e o que o consenso internacional quer? Ué, vai ficar querendo.”
Fontes9 jan 19
Sociedade civil reage
15 jan 19
Ministério do Meio Ambiente suspende convênios com ONGs