• Agro
  • Água & Saneamento
  • Desinformação
  • Exploração & Controle
  • Florestas & Uso do Solo
  • Geopolítica
  • Pesquisa
  • Petróleo
  • Povos Indígenas & Comunidades Tradicionais
  • Sociedade Civil
  • Violência
  • Atores

Destruição de equipamentos em região de garimpo ilegal

Crédito: Polícia Federal/Divulgação/via Brasil de Fato

Decreto proíbe destruição de máquinas de desmatamento

Em um vídeo publicado no Instagram, ao lado de um senador do Amapá, o presidente Bolsonaro afirmou que estava proibindo os agentes do Ibama de destruir veículos e equipamentos apreendidos durante operações de enfrentamento à exploração madeireira ilegal. A prática do Ibama de queimar veículos e tratores usados em ações de desmatamento ilegal é prevista em lei como uma forma de evitar mais destruição florestal.

A declaração foi uma resposta ao pedido de outro senador, de Rondônia, onde uma operação recente do Ibama havia destruído caminhões e tratores de madeireiros clandestinos. O ministro do Meio Ambiente confirmou durante uma entrevista que uma nova normativa seria instaurada para alterar os procedimentos do Ibama e impedir práticas de destruição de propriedade.

Fontes
Link copiado com sucesso!