8 maio 19
Ex-ministros criticam políticas ambientais de Bolsonaro
Em uma reunião histórica e sem precedentes, sete ex-ministros do Meio Ambiente, que trabalharam nas últimas cinco administrações federais ao longo de trinta anos, se reuniram na Universidade de São Paulo (USP) para divulgar uma declaração pública repudiando as políticas governamentais de Bolsonaro para o meio ambiente.
No documento, os ex-ministros afirmam que as atuais políticas “prejudicam a imagem do Brasil e a credibilidade na arena internacional” e demandam um diálogo “permanente e construtivo” entre o governo e a sociedade civil. Além de criticar as reformas administrativas e cortes de orçamento na pasta, a declaração também critica o negacionismo da mudança climática, os frequentes ataques contra cientistas que monitoram desmatamento e agentes do Ibama, o risco do aumento do desmatamento e incêndios florestais e a tendência apresentada de enfraquecer os processos e parâmetros de licenciamento ambiental.
O ministro Ricardo Salles respondeu no mesmo dia com uma nota à imprensa negando os riscos e responsabilidades apontados na carta e culpando as administrações anteriores pelos problemas enfrentados.
Ao longo de 2019, muitos dos perigos apontados pelos ex-ministros na carta se tornaram realidade.
Fontes7 maio 19
Meio Ambiente sofre corte de 23% no orçamento
13 maio 19
Semana do Clima da ONU cancelada