17 jul 19
Bingo no CONAMA
Ao fim do mês de maio, o governo desmantelou o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), reduzindo as cadeiras para representantes de ONGs e da sociedade civil e excluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da composição do conselho. No dia 17 de julho, o Ministério do Meio Ambiente promoveu um sorteio (apelidado de “bingo” pela sociedade civil) para escolher quais ONGs e representantes teriam um assento no conselho. Antes do decreto de maio, os representantes eram escolhidos em eleições participativas e haviam 96 assentos; agora são apenas 23, uma redução de 77%. A sociedade civil foi de ocupar 22 assentos para apenas quatro.
Fontes15 jul 19
Bolsonaro quer acabar com taxa de preservação em parques
19 jul 19
Salles visita e apoia madeireiros que atearam fogo a caminhão do Ibama