14 abr 21
Associação Yanomami denuncia vacinação de garimpeiros em troca de ouro
Em Roraima, vacinas contra a Covid-19 destinadas à indígenas estariam sendo vendidas a garimpeiros em troca de ouro por profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) que atuam na Terra Indígena Yanomami. É o que denuncia a Hutukara Associação Yanomami, que também destaca a pressão de autoridades do estado para que parte das doses exclusivas para população Yanomami seja redirecionada para não-indígenas.
Em ofício encaminhado ao Distrito Sanitário Especial Indigena que atua na área (DSEI-Yanomami), à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Ministério Público, o grupo também denuncia a disseminação de informações falsas sobre a vacina por parte dos invasores, assim como tem sido relatado por entidades indígenas em outros estados brasileiros.
Fontes9 abr 21
Amazônia e Cerrado batem recorde de desmatamento em março, aponta Inpe
14 abr 21
Bolsonaro promete a Biden eliminar desmatamento ilegal no Brasil até 2030