• Agro
  • Água & Saneamento
  • Desinformação
  • Exploração & Controle
  • Florestas & Uso do Solo
  • Geopolítica
  • Pesquisa
  • Petróleo
  • Povos Indígenas & Comunidades Tradicionais
  • Sociedade Civil
  • Violência
  • Atores

Nomeação foi recebida com desânimo por ambientalistas

Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Aliado dos ruralistas, Joaquim Alvaro Pereira Leite assume Ministério do Meio Ambiente

Joaquim Alvaro Pereira Leite foi anunciado pelo governo como novo ministro do Meio Ambiente. Leite entrou no governo em 2019 como diretor Departamento Florestal do Ministério do Meio Ambiente, cargo no qual ficou até abril de 2020, quando assumiu a Secretária da Amazônia e Serviços Ambientais, onde estava até o momento.

O novo ministro é um velho conhecido dos ruralistas. Foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) por mais de duas décadas, entidade aliada da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conhecida como a “bancada ruralista” do Congresso Nacional. Ainda, segundo apuração da BBC, Leite é membro de uma família de fazendeiros de café de São Paulo que reivindica uma área da Terra Indígena Jaraguá, localizada no estado e seu avô teria sido responsável por ação truculenta contra os indígenas que vivem no território.

Em matéria sobre a mudança, especialistas ouvidos pelo El País manifestaram apreensão a nomeação de Pereira Leite e pouca esperança de que sua gestão siga um rumo diferente da anterior.

Fontes
Link copiado com sucesso!