• Agro
  • Água & Saneamento
  • Desinformação
  • Exploração & Controle
  • Florestas & Uso do Solo
  • Geopolítica
  • Pesquisa
  • Petróleo
  • Povos Indígenas & Comunidades Tradicionais
  • Sociedade Civil
  • Violência
  • Atores

Papel do bioma na regulação do clima está ameaçado, indica estudo

Crédito: Vinícius Mendonça/Ibama/via CC BY-SA 2.0

15 jul 21

Estudo aponta que Amazônia emite mais CO2 do que absorve

Um estudo realizado pelas pesquisadoras Luciana Gatti, Luana Basso e Raiane Neves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indica que a Amazônia brasileira agora emite mais dióxido de carbono (CO2) do que absorve. O desmatamento e as grandes queimadas por ação humana são apontados pelas cientistas como as principais causas para a mudança.

A pesquisa, publicada na revista científica Nature, foi realizada entre 2010 e 2018 e identificou quatro pontos principais do bioma que emitem 410 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. O mais preocupante é o trecho entre o sul do Pará, região dominada pelo agronegócio, palco do chamado”Dia do Fogo”, em agosto de 2019, e o norte do Mato Grosso.

Fontes
Link copiado com sucesso!