15 jul 21
Estudo aponta que Amazônia emite mais CO2 do que absorve
Um estudo realizado pelas pesquisadoras Luciana Gatti, Luana Basso e Raiane Neves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indica que a Amazônia brasileira agora emite mais dióxido de carbono (CO2) do que absorve. O desmatamento e as grandes queimadas por ação humana são apontados pelas cientistas como as principais causas para a mudança.
A pesquisa, publicada na revista científica Nature, foi realizada entre 2010 e 2018 e identificou quatro pontos principais do bioma que emitem 410 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. O mais preocupante é o trecho entre o sul do Pará, região dominada pelo agronegócio, palco do chamado”Dia do Fogo”, em agosto de 2019, e o norte do Mato Grosso.
13 jul 21
Câmara aprova urgência para votação do "PL da grilagem"
16 jul 21
Guerreiro Karapiru Awá Guajá, sobrevivente do massacre de seu povo, morre de Covid-19