• Agro
  • Água & Saneamento
  • Desinformação
  • Exploração & Controle
  • Florestas & Uso do Solo
  • Geopolítica
  • Pesquisa
  • Petróleo
  • Povos Indígenas & Comunidades Tradicionais
  • Sociedade Civil
  • Violência
  • Atores

Ação foi ajuizada pelo MPF em março mas só agora foi recebida pela Justiça Federal em Santarém (PA)

Crédito: Mário Vilela/Funai

Presidente da Funai vira réu em processo do MPF por improbidade administrativa

Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), virou réu em processo do Ministério Público Federal (MPF) por descumprir medidas judiciais de um acordo que obriga o órgão a avançar com a demarcação do território Munduruku do Planalto Santareno, em Santarém (PA).

“No total, o presidente da Funai descumpriu seis decisões da Justiça Federal, o que configura ato de improbidade administrativa por retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, atentando contra os princípios da administração pública”, indica notícia no site do MPF.

 

Xavier é delegado da Polícia Federal (PF) e assumiu a presidência da Funai em julho de 2019. Sua trajetória na corporação, iniciada em 2008, é marcada por duas investigações internas por má conduta.

Fontes
Link copiado com sucesso!