13 jan 22
Onda de calor extremo atinge Sul do Brasil e causa perda de 45 bilhões ao agronegócio
A onda de calor extremo que atingiu a América do Sul neste começo de ano chegou à região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, cidades registraram a marca de 43°C e, na Fronteira Oeste, que faz divisa com a Argentina, termômetros chegaram a bater 44°C. Segundo a meteorologista do Climatempo Fabiane Casamento, ouvida pelo G1, essa foi a maior dos últimos 62 anos na região.
O jornal O Estado de São Paulo destacou o grande impacto na produção agrícola provocado pelo calor extremo não só no estado, como também no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Segundo a matéria, o prejuízo especialmente nas lavouras de soja e milhos nos estados chega a R$ 45,3 bilhões. A situação é agravada pela seca que persistente desde o ano passado.
Fontes11 jan 22
Rede Sustentabilidade aciona STF contra fim do monitoramento do Cerrado pelo Inpe
14 jan 22
Indígena xavante é primeira criança vacinada contra a Covid-19 no país