21 fev 22
Liderança camponesa e seu marido são assassinados em Rondônia
Os camponeses Ilma Rodrigues dos Santos, 45 anos, e seu marido Edson Lima Rodrigues, 43, residentes do Acampamento Thiago dos Santos, foram assassinados com tiros na cabeça na região conhecida como 8° Linha do Ribeirão, no Distrito de Abunã, próximo a Porto Velho, em Rondônia, em 17 de fevereiro Ilma atuava como tesoureira da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), movimento surgido no estado após o que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara, na fazenda Santa Elina, em 1995.
Ouvido pelo portal Amazônia Real, o major Adenilson Silva Chaga, comandante da Polícia Militar Ambiental de Porto Velho, afirmou que o duplo homicídio pode ter sido uma resposta ao atentado contra fiscais e policiais militares, ocorrido um dia antes, no Parque Ambiental Estadual Guajará-Mirim. Chaga atribui os disparos contra os agentes à LCP. Porém, para a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Rondônia, Maria Petronila, trata-se de uma tentativa de criminalizar os movimentos.
Recentemente, em novembro de 2021, 26 pessoas da LCP foram alvo de operação da Polícia Civil de Rondônia, incluindo a advogada que representa o movimento, Lenir Correia Coelho, dirigente da Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo).
Fontes21 fev 22
Indígenas do MS denunciam uso de agrotóxico como arma química
22 fev 22
Governo mantém 3.500 pedidos ilegais de mineração na Amazônia Legal